Como consertar mecanismos de aquecimento (secadoras de roupas)

Uma secadora às vezes não aquece devidamente por várias razões. Seguindo as diretrizes abaixo, você pode inspecionar mecanismos de aquecimento em secadoras a gás ou elétricas para localizar a fonte do problema.

Localizando o problema de uma secadora a gás

Numa secadora a gás, o calor é fornecido por um aquecedor a gás que é controlado por uma saída de ar. O aquecedor a gás é normalmente a fonte dos problemas de falta de aquecimento. Você pode corrigir esses problemas, na maioria das vezes, ajustando a saída de ar no queimador, que fica no fundo da secadora.

Para ajustar a saída, retire os parafusos e remova o painel que cobre a chama do gás. Ligue a secadora para que a chama se acenda. Se a chama estiver com uma cor azul marinho e você ouvir o ar assobiando em volta do queimador, a mistura de ar e gás está recebendo ar demais. Se a chama tiver uma ponta amarela, a mistura não está recebendo ar suficiente. Gire os parafusos manuais ou afrouxe os dois parafusos um pouco para aumentar ou diminuir o fluxo de ar no queimador. Continue girando até que a chama esteja azul clara, sem nenhuma coloração amarela e sem assobios.

As secadoras a gás usam um dispositivo de ignição elétrica ao invés de uma chama piloto para acender um aquecedor. Sistemas de ignição elétrica são sempre selados; você não consegue ajustar ou consertá-los. Se um dispositivo de ignição elétrica falhar, chame um profissional para trocá-lo.

Cuidando dos mecanismos de aquecimento elétricos da secadora

Mecanismos de aquecimento elétricos, encontrados em secadoras elétricas, são unidades independentes localizadas na parte de trás da secadora. Um aquecedor defeituoso é freqüentemente a causa dos problemas na secagem. Retire o painel traseiro para ter acesso a esses mecanismos.

Os mecanismos de aquecimento estão localizados dentro dos dutos de aquecimento. Se você acha que um deles está com defeito, teste-o com ummultímetro-volt-ohm (MVO) ajustado para a escala RX1. Desconecte os fios dos terminais de energia e prenda uma ponta do MVO em cada terminal. O medidor deverá ler cerca de 12 ohms. Se a leitura for mais alta que 20 ohms, o aquecedor está com defeito e deve ser trocado. Troque o aquecedor defeituoso por um novo do mesmo tipo e com a mesma voltagem. Um aquecedor conectado a uma linha de 115 volts geralmente tem uma resistência de 8.4 ohms e um aquecedor conectado a uma linha de 220 volts tem uma resistência de 11 ohms.

Um aquecedor pode não funcionar por causa do aterramento. Para testar isso, ajuste o MVO na escala RX1 e retire os fios do aquecedor. Prenda uma ponta do MVO em um terminal do aquecedor e toque a outra ponta no suporte. A agulha deve pular para uma leitura muito alta. Se a agulha ficar para frente e para trás numa leitura baixa, o aquecedor provavelmente está aterrado e deve ser trocado. Veja como trocar o aquecedor:

1º : Retire a parte de trás da secadora. Se for necessário, retire a parte superior do gabinete.

2º : Desconecte os fios e remova os parafusos que prendem o duto na sua posição. Depois retire toda a unidade de aquecimento para fora da secadora.

3º : Retire os parafusos que prendem o mecanismo de aquecimento ao duto.

4º : Coloque o novo aquecedor dentro do duto do mesmo jeito que estava o antigo. Cuidado para não danificar as espirais da resistência. Recoloque os parafusos que prendem-no ao duto, reconecte os fios e coloque os parafusos de volta no lugar.

Cuidando do ventilador da secadora de roupas

O problema mais comum do ventilador de uma secadora são os resquícios de tecido acumulados nas passagens de ar que vão do aquecedor até o tambor. Para desobstruir uma passagem de ar entupida, retire o painel traseiro da secadora e os parafusos que prendem o duto de ar. Depois tire toda a sujeira do duto. Monte novamente as partes.

Também inspecione o ventilador em busca de algum parafuso solto onde o cabo do motor se liga ao tambor da secadora. Retire o painel traseiro, aperte o parafuso e recoloque o painel.

Barulhos fortes durante o funcionamento são sinais claros de que a correia do tambor está precisando de reparos. Vamos aprender como lidar com esse e outros problemas relacionados com o tambor no próximo artigo.

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